We’re not in hell, but very far from heaven
Renato Chorão
“Tudo aquilo que, em outra circunstância, ele teria amado e admirado, pareceu-lhe despojado de seu valor por estar fadado à transitoriedade.”
(FREUD, 1915-16)
Freud em “Sobre a transitoriedade'' aborda a relação do ser humano com a transitoriedade da vida, e a forma como a experiência de momentos de prazer é automaticamente perturbada pela consciência da sua duração, do seu fim. Assim, “We’re not in hell, but very far from heaven” apresenta-se como uma reflexão sobre a experiência da vida que procura compreender como se navega na ambição de um mundo melhor, ao mesmo tempo que se reflete sobre a ameaça do seu fim, e de como é viver nesse limbo. Renato Chorão tem como ponto de partida o seu quotidiano, e os estímulos e relações que deste advém, na tentativa de colocar luz sobre uma geração, que se vê confrontada com um presente opressor, na iminência de apocalipse. Através de um registo impulsivo e fugaz do acaso, o trabalho encontra-se na procura da luz no escuro, da esperança no fim do mundo, do prazer na dor, da liberdade na opressão, ou do paraíso no inferno. Consequentemente, não há uma noção geográfica inerente, ou uma narrativa. Renato pretende criar uma atmosfera, ou uma nova camada do dia-a-dia em que coexistimos, onde o espectador é convidado a participar no diálogo de tensão que se faz sentir entre as imagens, deambulando entre o íntimo e o público.
local
→ Museu dos Biscainhos (Braga)
horário
→ Terça a Domingo: 10h00 - 12h15 / 13h00 - 17h30
→ Segundas: Fechado
Renato Chorão
Renato Chorão (2000) nasceu na Moita, Setúbal. Em 2018, completou o curso de Fotografia na Escola Artística António Arroio. Em 2021 concluiu a Licenciatura em Fotografia, pelo Instituto Politécnico de Tomar. No mesmo ano publicou o seu mais recente livro “Souvenirs From Romania”. Fotografa o seu dia-a-dia, onde pensa a imagem como um elo entre o arquivo e a memória, e uma ferramenta fundamental na formulação do eu, mas também de reflexão sobre o outro e aquilo que o rodeia.
Artistas no mesmo local