Schore Mehrdju é um fotógrafo documental que detém um diploma em direito pela Universidade de Hanover, mais tarde estou fotografia na Ostkreuzschool, em Berlin. Schore nasceu em 1983 no Irão e cresceu na Alemanha, visto que os seus pais tiveram que fugir do Irão, depois da Revolução Islâmica. Isto é o mote para o seu projeto “You never told me about your time in prison”. De momento Schore encontra-se a desenvolver um projeto internacional sobre mulheres do Tajiquistão que vivem em casamentos poligâmicos, considerados ilegais.
Schore recebeu o prémio New Talent Award, a bolsa VG Bildkunst Research Grant, e o seu trabalho foi finalistas em vários prémios como o Luma Rencontres Dummy Book Award Arles in 2018.
You never told me about your time in prison
Schore Mehrdju
Exposições
13 Set 2019 > 27 Out 2019
Mosteiro de Tibães
Os meus pais deram-me o nome de uma das suas amigas, Shohreh Modir Shahnechi. Ela foi presa no Irão em 24 de julho de 1981 devido ao seu ativismo político, e foi executada catorze dias depois, aos vinte e cinco anos de idade. Como muitos outros iranianos que lutaram contra o regime de Shah e mais tarde contra a ditadura islâmica, os meus pais tiveram que fugir do Irão pouco depois da Revolução Islâmica devido à crescente repressão. Vivem desde então como exilados. 'You never told me about your time in prison' pretende capturar e contar a história daqueles que sofreram o mesmo destino que os meus pais, que passaram anos na prisão e sofreram torturas, aqueles que foram forçados a deixar as suas famílias e a sua pátria a fim de sobreviver e manter a luta pela liberdade, pessoas que tiveram que se adaptar a um novo ambiente, enquanto lidavam com memórias dolorosas, como a perda de membros da família e amigos queridos. Esta é a história daqueles que perderam a esperança de voltar ao seu país.
Schore Mehrdju
Irão