2021
"; logo for PneumaPneumaPneumaPneuma

Pneuma

Inês Fernandes

Exposições
13 Set 2019 > 27 Out 2019
gnration

Desde o momento do seu nascimento até à morte, o Homem oscila entre a obscuridade e a luz. Ora avança, ora recua. Ora cai, ora se ergue. Mas é no vislumbre da diferença que encontra o apoio e a força para o conduzir ao longo do percurso.
O projeto, em desenvolvimento, parte de fotografias de um arquivo - uma única mulher, santificada pelo povo, espelho de tantas outras figuras que ao longo dos tempos têm alimentado o acreditar de gerações - crescendo para uma interpretação ficcionada da realidade, explora e confronta a noção de fé e crença, há muito enraizadas na sociedade.
A narrativa baseia-se na análise da transformação da vida e percurso de alguém e na influência que esse alguém tem na vida dos outros, que pode levar a crenças e penitências, que se convertem em esperança. Ao longo da série vão sendo apresentadas personificações de um conjunto de situações, que falam sobre sofrimento, desespero, obstáculos, escolha, rutura, mudança, o prevalecer do bem sobre o mal, morte, etc.
Assim, estabelece-se o ideário e arrasta-se o espectador para um mundo sensorial e místico.

  • Inês Fernandes

    Portugal

    Inês Fernandes (1996 - 22 anos), licenciou-se em Novas Tecnologias da Comunicação, na Universidade de Aveiro, em 2016/17. O curso continha um módulo de fotografia, que se revelou como a mola impulsionadora para o seu percurso fotográfico.
    Desde então tem desenvolvido e aprofundado os seus conhecimentos autodidaticamente, até que entrou no Instituto de Produção Cultural e Imagem (IPCI) para frequentar o Curso Profissional de Fotografia e o Master em Fotografia Artística. Os seus projetos abordam temas contemporâneos, muitas vezes centrados em questões sociais e ambientais.
    Estagiou no Jornal Público e atualmente trabalha como freelancer.