Schore Mehrdju

The Second

The Second é uma série que explora o estatuto social das mulheres, bem como os casamentos polígamos no Tajiquistão.

“Uma mulher sem marido não vale nada aqui!” - isto foi o que a artista ouviu mais frequentemente de cada uma das mulheres que fotografou. Para serem respeitadas pela sociedade, as mulheres de Tajik devem ser casadas, não importa se são primeira ou segunda esposa. Esta é a principal razão pela qual o conceito do poligamia se difundiu na sociedade de Tajik, ainda que seja punido por lei.

O contrato de casamento muçulmano, ou Nikoh, permite casamentos polígamos, mas deixa as segundas esposas e seus filhos sem quaisquer direitos. Foi essa a razão que levou a artista a trabalhar em colaboração com essas mulheres, de forma criar retratos anónimos afastados de qualquer estigmatização. 

  • Schore Mehrdju é uma fotógrafa documental Teuto-iraniana. É licenciada em direito e tirou um curso de fotografia na Ostkreuz School. Após a Revolução Islamica, os seus pais tiveram que fugir do Irão, país inde nasceu e  mudaram-se para a Alemanhã. O seu trabalho explora histórias de vida pessoal através de fotografia, documentos de arquivo e entrevistas. Schore vive e trabalha em Berlim.

     

     

    Exposição:

     

    Mosteiro de Tibães (Braga)

    Terça a Domingo e Feriados: 10h00 / 18h00

logo for The SecondThe SecondThe SecondThe Second