Tamara Eckhardt

The Children of Carrowbrowne

A infância é de fundamental importância para todos. Mas como é que isso muda quando as condições externas da vida são mais hostis? Quão mais cedo as crianças crescem e quanta infância é perdida neste processo? No meu trabalho, lido com questões relacionadas com o crescimento. Os viajantes irlandeses (Travellers) são o maior grupo minoritário da Irlanda, e os seus membros são frequentemente excluídos da sociedade pelo seu modo de vida nómada e empurrados para a periferia das zonas urbanas. Nos arredores de Galway, junto ao lixão da cidade, fica o Carrowbrowne Halting Site, lar de oito famílias de viajantes irlandeses e seus filhos. O projeto The Children of Carrowbrowne que tem sido desenvolvido a longo prazo, oferece um vislumbre do meio ambiente e da vida diária das crianças do grupo viajantes.

Estas crianças que são desafiadas a cuidar de si mesmas desde tenra idade são frequentemente vistas como muito adultas para a sua idade, e são forçadas a perder a proteção da inocência e da ingenuidade próprias da infância. Tal acontecimento levanta questões: quão mais cedo as crianças crescem e quanta infância pode ser perdida? Poderão eles crescer? Identificar a infância nas diferentes formas existentes na sociedade e expressar as minhas dúvidas sobre o crescimento, são os temas fundamentais do meu trabalho. No meu trabalho, expresso-me principalmente através de retratos. Todos os meus projetos são iniciados por mim mesmo, e surgem de uma curiosidade e desejo de compreender totalmente a vida daqueles que fotografo com a minha câmara analógica, como meio de retratá-los da forma mais verdadeira possível. Para cada projeto registei a vida das crianças e adolescentes no seu contexto pessoal durante um longo período de tempo. Muitas vezes, os meios de comunicação fazem uso de uma certa estética para criar uma imagem de pobreza, de falta de perspetiva. A escolha da minha paleta de cores, muitas vezes tons pastel e cores claras, contrasta com a apresentação comum dos meios de comunicação social.

  • Tamara Eckhardt, nasceu em 1995, vive e trabalha como fotografa documental e de retrato em Berlin. Na sua infância Eckhardt viveu na Irlanda durante dois anos, o que influenciou o seu interesse em trabalhar com temas relacionados com aquele país. Desde 2017 que se encontra a estudar na Ostkreuzschule for Photography em Berlin. O seu trabalho explora grupos sociais marginalizados e minorias - com um especial foco na adolescência. Tamara desenvolve cada um dos seus projetos durante meses e tenta sempre representar os seus sujeitos de forma cuidadosa. Os seus retratos expressivos, dão-nos uma visão intima e privilegiada das vidas dos jovens na Alemanha e na Irlanda. Com o seu projeto "The Children of Carrowbrowne”, Eckhardt foi finalista e vencedora de vários prémios internacionais tais como International Woman Photo Award, Kuala Lumpur International Photo Award, German Youth Photo Award, Kolga Tbilisi Award (Newcomer Award) and the World Report Award.

     

     

    Exposição:

     

    Mosteiro de Tibães (Braga)

    Terça a Domingo e Feriados: 10h00 / 18h00

logo for The Children of CarrowbrowneThe Children of CarrowbrowneThe Children of CarrowbrowneThe Children of Carrowbrowne