William Lakin

Five Minutes After Birth

Five Minutes After Birth é uma obra que reage ao condicionamento social vivido pelo homem nas sociedades ocidentais modernas. Este trabalho faz referência ao comportamento antissocial, sexualidade e papéis tradicionais de género, e apresenta uma resposta crítica e reflexiva à constante busca do homem por poder e controlo, e à sua tendência para se envolver em comportamentos competitivos e muitas vezes prejudiciais. O projeto de se tornar um homem e de aderir à hegemonia social pode ser descrito como uma prática de tentativa e erro; um ciclo permanente de esforços ambiciosos e fracassos inevitáveis. Apresentando a masculinidade como uma performance e uma identidade culturalmente reproduzida, este trabalho destaca a fragilidade desse ciclo e a dificuldade que os homens têm em descrever e explicar essa identidade compartilhada. 

Este trabalho não pretende ser uma celebração ou uma investigação da masculinidade moderna, mas sim uma meditação sobre identidades masculinas antigas, mas predominantes, e sobre as ruturas e questionamentos a que estão cada vez mais sujeitos. Usando a masculinidade como uma identidade a desconstruir, este trabalho levanta questões mais amplas sobre hierarquias sociais, narrativas compartilhadas e discursos cada vez mais polarizados em torno de tais assuntos.

  • William Lakin é um fotógrafo britânico. Desde a sua graduação universitária em 2013, tem exibido o seu trabalho tanto no Reino Unido como internacionalmente, com destaque para o PAris Photo em 2013. Lakin foi nomeado e vencedor de vários prémios, incluindo em D&AD Student Yellow Pencil, um Royal Photographic Society Under 30’s Gold Award e o prémio do SFR/Paris Photo Jeunes Talents Award. Fotografou destinos de férias em torno do Mediterrâneo, focando-se na presença britânica nestes resorts e, mais especificamente, na prática e mentalidade dos jovens que escolhem trabalhar nesses lugares por uma temporada. Tem também trabalhado em projectos editoriais para o The Guardian e para a revista The FT Weekend Magazine, bem como tem feito trabalhos como assistente acadêmico graduado na Universidade de Middlesex, onde fez mestrado em fotografia.

     

     

     

    Exposição:

     

     

    Mosteiro de Tibães (Braga)

    Terça a Domingo e Feriados: 10h00 / 18h00

logo for Five Minutes After Birth Five Minutes After Birth Five Minutes After Birth Five Minutes After Birth