Anabela Pinto

Precious Things

Baudrillard escreve como o sistema dos objetos é a manifestação da satisfação e da desilusão; como encontramos nos objetos do quotidiano uma ambição de atuar como substitutos das relações humanas. Parecendo resolver um mero problema prático, eles visam, subconscientemente, resolver um conflito social ou psicológico.

Precious Things é uma observação do culto da tecnologia como uma extensão da psique humana, onde objetos de consumo parecem canalizar, refletir e alimentarem-se das emoções do utilizador.

A luz azul que emana do ecrã de televisão permeia as cenas e sublinha essa presença, abrigando as delícias da artificialidade, e a promessa de uma vivência mais harmoniosa.

Envolto em nostalgia e no contexto do ambiente doméstico, objectos e aparelhos electrónicos destacam-se como sujeitos principais em narrativas abertas que incitam a imaginação do espectador, ao mesmo tempo que falam de uma relação sempre em evolução e ambígua, da proximidade humana aos objetos tecnológicos de desejo.

  • Anabela Pinto é uma artista e fotógrafa portuguesa que vive e trabalha em Londres. O seu trabalho reflete um interesse na relação entre pessoas e tecnologias, cultura de consumo e desejo, e seu efeito subsequente na estética do espaço doméstico e do quotidiano.

    Através do uso de cor e luz, adereços e objetos de interesse, seu trabalho atual joga com o potencial da mise-en-scène e explora as qualidades narrativas e possibilidades da imagem fotográfica. As cenas construídas oscilam entre as tropes visuais da linguagem cinematográfica e aqueles relativos às sensibilidades da fotografia comercial.

    O seu trabalho tem sido exposto internacionalmente em festivais e galerias como Les Rencontres d’Arles (França), Photo LA (EUA), Nuit de la Photo (Suiça), Galerie Intervale (França), e Edel Assanti (Londres).

    Ela foi reconhecida em vários prémios internacionais, incluindo o Prémio Dior de Fotografia para Jovens Talentos, o Life Framer Series Award, e talento Fresh Eyes da GUP Magazine.

    Em 2020, concluiu o mestrado em Fotografia pelo Royal College of Art.

     

     

    Exposição:

     

    The Cave Photography (Porto)

    Terça-Feira a Sábado: 16h00 - 19h00

     

logo for Precious ThingsPrecious ThingsPrecious ThingsPrecious Things