Diogo da Cruz

Looking up from Underneath

Looking up from Underneath propõe uma narrativa de ficção científica, que interliga fragmentos da lenda afrofuturista da chamada civilização Drexciya com preocupações em torno das possíveis consequências da exploração mineira em alto mar.

Tenho vindo a explorar o poder da mitologia e o seu potencial na reactivação e reinvenção de histórias e espaços geográficos. Embora o progresso científico tenha feito com que grandes áreas do planeta Terra se tornassem compreensíveis para a humanidade, partes do nosso planeta ainda permanecem inteiramente misteriosas e desconhecidas. O ambiente do mar profundo em particular, provavelmente onde a vida na Terra tem as suas origens, é ainda um território desconhecido que alberga formas de vida extraordinárias. Estes infindáveis corpos de água, creio eu, são lugares pertinentes para a construção de mitos contemporâneos - são superfícies de projecção para a imaginação e a crítica sócio-política, espaços opacos de especulação e de recordação.

  • Diogo da Cruz (b. 1992, Lisboa) é um artista conceptual que vive e trabalha entre Lisboa e Munique. Recebeu a Licenciatura em Escultura da FBAUL (2012) e um Diploma em Escultura da ADBK München (2016), onde estudou com Hermann Pitz, Ceal Floyer, Andrea Fraser e Tyler Coburn. A sua prática baseia-se na utilização de tecnologias para replicar ou imitar, rearticular e reimaginar estruturas incontestadas na sociedade ocidental. Trabalha em projectos a longo prazo impulsionados por cenários parcialmente fictícios, frequentemente baseados em descobertas científicas e referentes a circunstâncias sócio-políticas passadas, presentes e futuras. 

    O seu trabalho foi apresentado em numerosas exposições na Europa, Rússia e Uruguai, incluindo em 2019: Novo Banco Revelação, Fundação de Serralves, Porto; 'Wisdom Warriors', Ruine München - Various Others, Munique; NANO//REVOLUTIONS, Espacio de Arte Contemporáneo, Montevideo, Uruguai.

    Da Cruz é professor assistente na Academia de Belas Artes de Munique desde 2018.

     

     

    Exposição:

     

    Forum Arte Braga

    Segunda a Sábado: 10h - 18h00

     

logo for Looking up from UnderneathLooking up from UnderneathLooking up from UnderneathLooking up from Underneath