Patrícia Barbosa

Prova

Estamos perante o projecto vencedor da VII edição do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, um trabalho que vai além do fotográfico. Após vários anos de pesquisa, a autora apresenta as suas fotografias documentais, arquivos históricos, encenações, fotografias antigas e vários objectos. Prova é uma grande colecção com a qual desconstrói um período da história recente de Portugal ao mesmo tempo que desenleia a história da sua própria família. 

A artista parte da descoberta de um álbum de fotografias do seu pai da época em que foi militar em África, enviado pelo Estado Novo português para a defesa do que outrora se chamavam as «Províncias Ultramarinas». Depois de um processo de desaprendizagem e de releitura, consegue, através de numerosa objectologia, como cartas ou postais, uma nova interpretação sobre a história de uma época em que a supremacia europeia anulava as numerosas identidades africanas. Nesse processo, o trabalho de Patrícia, através do filtro do curador Vítor Nieves, fala-nos dos jogos de poder, exercidos sempre na mesma direcção: do homem branco para todos os demais seres com quem coabita, seja nas colónias ou na metrópole.

  • Artista visual que desenvolve a sua investigação tendo como bases a fotografia, o texto e os objectos. Normalmente trabalha em projectos documentais de longa duração e relacionados com realidades pouco visíveis, entre a memória e as suas evidências.  É licenciada em Ciências da Comunicação com especialização em Multimédia pela Universidade do Porto e pós-graduada em Fotografia pela Universidade Católica Portuguesa. Foi vencedora do Prémio Jovens Criadores Portugueses (2015) e seleccionada para representar Portugal na categoria de Fotografia na exposição de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2017. Em 2019 participou numa residência artística promovida pelo MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço e, em 2012, fez parte da residência artística Conviver na Arte com a Fundação Robinson em Portalegre.

    Participou em diversas exposições como no Creative Macau – Center for Creative Industries (Macau), no Centro Português de Fotografia (Porto), na Bienal de Arte de Cerveira (Vila Nova de Cerveira), no CAAA – Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura (Guimarães), na Casa do Território (Famalicão) e no Paço de São Marcos de Lugo (Galiza).

     

    Exposição:

     

    Galeria Encontros da Imagem Estação

    Terça a Sábado: 15h00 - 19h00

logo for ProvaProvaProvaProva