Future Kids
Doro Zinn
Não sou nada daquilo que imaginas, e sou muito mais do que alguma vez poderás imaginar.
- Coco, 2017
A partir da década de 1960, a Alemanha recrutou os chamados «Gastarbeiter» (trabalhadores convidados). Pessoas que deveriam permanecer apenas por alguns anos enquanto trabalhavam arduamente em empregos de colarinho azul, e que mais tarde deveriam regressar aos seus países de origem. Muitos ficaram e construíram uma vida na Alemanha.
Conheci Leila, Coco, Mohammed e İlhan em 2016 e decidimos que iríamos colaborar de forma a poder partilhar as suas histórias. Eles são filhos de migrantes muçulmanos da Turquia, Jordânia e Palestina e pertencem à primeira geração que nasceu e cresceu na Alemanha. Investigámos as suas histórias do passado e do presente, dos lugares de existência (imaginados), das lutas internas e externas, do seu crescimento e, finalmente, da sua busca pela identidade.
O que os une é a sua luta para atender às diferentes expetativas criadas pela sociedade, pelo seu contexto, e por si próprios. Eles questionam as narrativas utilizadas pela sociedade e pelos meios de comunicação em relação aos imigrantes e às gerações futuras, e separam-nas de uma forma muito pessoal.
local
→ Mosteiro de Tibães (Braga)
horário
→ Terça a Domingo e Feriados: 10h00 / 18h00
Doro zinn
Doro Zinn estudou Ciências Políticas e Psicologia em Viena e Fotografia em Ostkreuzschule für Fotografie em Berlim. O seu trabalho explora temas de identidade, marginalização e sentido de pertença. Ela aborda estes temas, através de um trabalho próximo e em conjunto com as pessoas que fotografa, o que acaba por se reflectir no resultado final. Doro através da fotografia aborda temas sociais negligenciados e que são também muitas vezes um desafio às suas próprias ideias e conceitos. O seu trabalho foi publicado em diversas revistas e jornais, recentemente foi finalista no prémio Documentary Photographer of the Year by the Royal Photographic Society, foi selecionada para a 2022 Noor Academy e tem exposto internacionalmente em locais como Boutographies e Riga Photomonth.
Artistas no mesmo local