Such is the silence
Essi Maaria Orpana
Havia um quarto na casa dos meus avós que se chamava sótão frio. Lá, a poeira dançava à luz do dia, e as paredes e o chão estavam cheios de objetos acumulados ao longo do tempo. Costumava explorar este lugar com a minha irmã mais nova como se fosse um mundo encantado do passado. Desenterrámos velhos tesouros exóticos e vestíamos os vestidos velhos da nossa avó para brincar. Hoje, nestas casas abandonadas nas quais entro, emanam memórias do passado através das camadas descascadas de paredes, dos móveis desarrumados, da poeira no chão e do cheiro. Eu ando pelas salas e observo.As janelas do andar de cima rangem quando o vento sopra através das suas caixilharias. Um raio de luz atravessa um dos quartos.
No andar de baixo, tudo permanece escuro. Such is the Silence examina as relações físicas e psíquicas da casa, do espaço e da corporeidade, e retrata um possível mundo ficcional. No seu livro Poética do Espaço, Gaston Bachelard estuda a relação da imagem com os indivíduos, o espaço e a memória. Ao examinar imagens poéticas, Bachelard aborda a noção de espaço a partir de vários pontos de vista. Ele afirma que a imagem poética está ligada ao ser e à história pessoal e, por meio disso, também está relacionada com os lugares onde durante a vida vivemos as nossas experiências. Ao ler Poéticas do Espaço, as memórias visuais da casa dos meus avós começaram a fundir-se com as das casas vazias onde eu trabalhava. O que me levou a refletir nas palavras de Bachelard sobre a alma ser um habitat, e que, ao recordar certas "casas e quartos", aprendemos a viver com nós mesmos. Enquanto vagueava pelas casas, preenchi-as com o meu próprio ser e imaginação, acrescentando a toda a vida que já ali existia, proveniente da história dos antigos donos, das memórias e dos sonhos. Ao longo do meu trabalho, tornei-me uma personagem que nasceu da dinâmica da criação imagens e da rotina de repetição e performance. As minhas obras são documentos de um mundo fictício nos quais capturei os lugares e as possíveis vidas vividas neles, e as memórias, através do olhar da personagem imaginária que criei.
local
→ Galeria do Paço da UMinho (Braga)
horário
→ Segunda a Sábado: 10h00 - 18h00
→ Domingos: Encerrado
Essi Maaria Orpana
Essi Orpana é uma artista visual sediada em Helsínquia, Finlândia. Orpana trabalha essencialmente com fotografia e vídeo tendo adotado recentemente uma abordagem do seu trabalho artístico mais direcionada para a instalação. O seu trabalho lida frequentemente com a existência corporal assim como a conexão corpórea ao tempo e ao espaço, e através deles, à identidade. No seu último trabalho, Orpana examina as relações físicas e psíquicas de casa, espaço e corporeidade e fundamenta o seu trabalho no livro ‘Poetics of Space’, de Gaston Bachelard. Nascida em 1988, Orpana é licenciada em artes visuais pela Turku University of Applied Science Art Academy e está atualmente a concluir os seus estudos no Mestrado em fotografia na Aalto University, School of Arts. Orpana também estudou fine arts na Universidad Politécnica de Valencia, Spain. Em 2021 Essi foi uma das vencedoras do Futures Nordic Talent e o seu trabalho 'Such is the Silence' exposto no Copehangen Photo Festival. No mesmo ano Orpana foi selecionada de entre mais de 2500 candidaturas para expor numa exposição coletiva de 65 artistas, com curadoria, em "Nordisk Salong" em Helsingborg, Suécia (2022). Recentemente o seu trabalho "Such is the Silence" tem sido apresentado em exposições individuais em Turku Kunsthalle, Turku, Finlândia (2020) e na exposição coletiva com curadoria, "On Disappearance" no Latvian Museum of Photography, Riga, Letónia (2019). Orpana tem obras no The State Art Collection of Finland e em coleções privadas na Finlândia e na Dinamarca.
Artistas no mesmo local