Olvido pa' Recordar (Forget to Remember)
Mateo Arciniegas Huertas
Olvido pa' Recordar - Há doze anos, a minha mãe e eu tivemos que começar uma nova vida, uma vida nos EUA, um lugar tão desconhecido e tão distante da nossa casa na Colômbia. Nestes anos, tentei achar uma forma de chamar lar aos Estados Unidos porém não consegui, o que fez com que crescesse dentro de mim um forte sentimento, um sentimento de desconexão cultural e pessoal com base na minha busca constante, e ainda assim fracassada, por um lar.Fazendo-me questionar se alguma vez poderei sentir que realmente pertenço aqui? Sabia que tinha de voltar à Colômbia e redescobrir o meu país. Era essencial para juntar memórias e confrontar sentimentos reprimidos. Pensar em deslocalização, assimilação e saudade de casa, fez-me decidir há cinco anos atrás viajar de volta a casa, numa busca por um sentimento de pertença à minha terra natal, que rapidamente me fez perceber que muita coisa havia mudado. O país não era o mesmo daquela época em que eu tive que sair. A Colômbia tornou-se um novo país, muito diferente do lugar que conheci.
O conflito armado no país começou lentamente a transitar para a paz, membros da minha família morreram, os meus amigos de infância cresceram e separaram-se, e algumas áreas do país antes inacessíveis eram agora exploradas. Talvez o que para mim era familiar tenha desaparecido há muito tempo. Uma estranha familiaridade acompanhou-me ao longo desta viagem. Um entendimento que identifica a Colômbia como sendo a minha origem, mas um não reconhecimento de que o tempo e o espaço são barreiras que podem ser físicas e emocionais. "Olvido pa' Recordar" é uma busca para me encontrar num país que outrora chamei de lar. O projeto é uma catarse de onze anos para entender quem eu sou, de onde venho. Conectei-me à ideia de "esquecer para recordar" como forma de aceitar, esquecer e seguir em frente.
local
→ Galeria do Paço da UMinho (Braga)
horário
→ Segunda a Sábado: 10h00 - 18h00
→ Domingos: Encerrado
Mateo Arciniegas Huertas
Mateo Arciniegas Huertas, (N 1993, Bogotá, Colômbia) fotógrafo sediado em Brooklyn. Arciniegas foi selecionado para o Helsinki Photo Festival 2021 e o Descubrimientos PHE (PHotoEspaña) 2020. Arciniegas participou em exposições coletivas em Nova York e Bogotá, em 2021 expôs numa mostra pública de rua “Domingo alas 4” apresentada no parque infantil Reinaldo Salgado em Bed-Stuy, Brooklyn, em 2020 “Olvido pa’ Recordar”, a sua primeira exposição individual, na Miriam Gallery — Brooklyn, NY. Como comemoração do processo de paz colombiano em 2019, Arciniegas expôs o seu trabalho no Senado Colombiano. Auto publicou zines incluindo +571 (2020) e Fuck You Don't Tell (2017).
Artistas no mesmo local