Ao longo do Muro de Separação
Ofir Berman
20 set – 03 nov 2024
Museu Nogueira da Silva
- Exposições
- Fim-de-semana Inaugural
- Legados do Colonialismo
- Braga
Curadora: Elina Heikka
Ao longo do Muro de Separação, 2022 – em curso
O conflito entre Israel e a Palestina é um desentendimento de longa data sobre a posse de terras e a soberania no Médio Oriente. É um dos conflitos mais significativos e desafiantes do mundo atual. Envolve ressentimentos e aspirações históricas, políticas e religiosas profundamente enraizados em ambos os lados.
A série “Ao longo do muro de separação” (Along the Separation Wall) é uma representação da complexa realidade israelo-palestiniana. O muro de separação, que se estende por um comprimento total de 708 quilómetros e se ergue a uma altura de oito metros, foi construído por Israel em resposta à revolta e violência palestinianas durante a Segunda Intifada em 2000. Isola e segrega palestinianos e israelitas uns dos outros, criando uma atmosfera de incerteza, frustração e animosidade.
A série capta a vida quotidiana e os sonhos dos indivíduos que residem em ambos os lados do muro, nas áreas onde Israel e a Palestina se fundem numa única linha indistinta. “Ao longo do projeto, encontro rostos desconhecidos que estão unidos pela sua ligação à terra sagrada. Estes encontros conduzem a reflexões profundas sobre temas como a identidade, a perda, a morte, a pertença e a esperança”, afirma Ofir Berman.
Museu Nogueira da Silva
Av. Central 61, 4710-228 Braga
Horário:
Terça-feira – sexta-feira
10:00–12:00/14:00–17:00
Sábado
14:00–17:00
Domingo e segunda-feira
Encerrado
