Apresentação de livro Orixe (Origem) de Glorianna Ximendaz, XI Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea
Glorianna Ximendaz
26 out 2024, 15:00
Palácio do Raio
- Conversas
- Braga
Glorianna Ximendaz, autora (participação online)
Xosé Lois Vázquez, editor e coordenador do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea
Vítor Nieves, curador e coordenador do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea
Orixe (Origem)
Orixe é o livro resultante da XI edição do Prémio Galiza de Fotografia Contemporânea, com um total de 80 páginas e apresentado em formato bilingue em galego e inglês.
Esta obra aborda a problemática da violência machista através de uma narrativa íntima e familiar. Glorianna Ximendaz utiliza a fotografia como uma poderosa ferramenta de contestação às normas sociais, derrubando estruturas opressoras, promovendo a cura e o empoderamento, e celebrando a força e resiliência das mulheres.
Através das fotografias das suas antepassadas, desde a sua tataravó até ela própria, Orixe explora temas como o poder patriarcal, os privilégios inerentes à masculinidade normativa e de classe, a transmissão e ocultação das violências no seio familiar e social, as penalizações impostas às mulheres que desafiam a ordem patriarcal, a imposição de padrões de beleza opressivos, a violência obstétrica e a sexualidade forçada.
Este livro faz parte da coleção OF, dedicada à fotografia e fotolivros, da editora Difusora de Letras, Artes e Ideas, sediada em Ourense (Galiza). Como nas publicações anteriores, o design e a produção deste livro estão claramente ao serviço da obra da autora, sendo reforçados pelos textos de Vítor Nieves, Iria Castro Fernández e Xosé López Campos.
Palácio do Raio
Braga Norte 920, 4700-327 Braga
Horário Verão (até 30 de setembro):
Terça-feira – sábado
10:00–13:00*/14:30–18:30*
Domingo e segunda-feira
Encerrado
Horário Inverno (a partir de 1 de outubro):
Terça-feira – sábado
10:00–13:00*/14:30–17:30*
Domingo e segunda-feira
Encerrado
* A última entrada efetua-se 30 minutos antes do encerramento.
