Inglória

Marques Valentim

21 set – 26 out 2024
Galeria do Paço

  • Exposições
  • Fim-de-semana Inaugural
  • Legados do Colonialismo
  • Braga

Curadora: Elina Heikka

Inglória (vídeo, 1972–1974 / 2024)

“O vídeo resume quase 26 meses de uma comissão de serviço militar obrigatório, em Moçambique.

Quando tive de ir para a tropa, em Outubro de 1970, tudo fiz para não ser mobilizado. Tentei e consegui fazer o curso de Fotografia e Cinema e quando tirei o curso , nos Serviços Cartográficos do Exército, em Lisboa, tudo fiz para tirar uma boa classificação , para ver se não era mobilizado para a guerra do Ultramar. Mas, naquele tempo, (1971), todos os jovens acabavam por ser mobilizados.

Parti, de avião, no dia 21 de Fevereiro de 1972 e acabei de ficar colocado na capital do Norte, Nampula.

Como era o militar mais bem classificado, dos Foto cines mobilizados, fui requisitado pelo General Kaúlza de Arriaga, Comandante Chefe das Forças Armadas, de Moçambique, para fazer parte do seu staff, nas suas deslocações de serviço, pela ex-colónia.

As fotografias das reportagens eram, depois de visualizadas, distribuídas pelos jornais da ex-colónia. Sempre que me deslocava em serviço usava outra máquina fotográfica e assim consegui captar imagens, que nada tinham a ver com a guerra.

As “armas” do Furriel Foto cine João António Marques Valentim que foi sempre contra a guerra, foram uma máquina fotográfica e um microfone.”

Texto Marques Valentim

Galeria do Paço – UMinho
Reitoria, Largo do Paço, 4704-553 Braga

Horário:

Terça-feira – sábado
10:00–12:30/14:00–18:30

Domingo e segunda-feira
Encerrado