Kuxa Kanema: The Birth of Cinema (2003) + KARINGANA the dead don’t tell stories (2020)
Margarida Cardoso + Inadelso Cossa
15 out 2024, 21:30
Lucky Star — Cineclube de Braga
- Cinema
- Braga
Kuxa Kanema: The Birth of Cinema, 2003 — Margarida Cardoso, Moçambique/Portugal (53′)
Documentário sobre o Instituto Nacional de Cinema e o “cinema ambulante” implementado pelo governo moçambicano após a independência, em 1975. Retrata os primórdios do cinema em Moçambique, desde a sua idealização até às práticas e funções que lhe foram impostas pela FRELIMO. Este projeto de cinema ambulante percorreu cidades e aldeias de Moçambique para levar as imagens do nascimento de uma nova nação, carregando as palavras do líder Samora Machel. Ao ar livre eram visualizadas atualidades e alguns filmes de ficção de reconstituição da guerra colonial e da História de Moçambique, promovidos pelo governo, como alguns realizados por Ruy Guerra. Este projeto envolveu, ainda, o ensino das técnicas de produção cinematográficas nas comunidades, tendo culminado com o projeto “Naissance de l’image d’une Nation”, que tinha Jean-Luc Godard como mentor, mas que viria a terminar prematuramente. A guerra civil que devastou Moçambique durante décadas e a morte trágica do seu presidente Samora Machel marcariam o fim da utopia. A crença na possibilidade de uma nação e política diferente, erigida sobre valores da liberdade e igualdade, uniu vários realizadores que aspiravam ver crescer Kuxa Kanema, o cinema de todos para todos. Projecto que caiu, também, por terra, a par com os destroços da guerra e o fim do sonho, restando-lhe, apenas, assumir a mera condição de arquivo.
KARINGANA the dead don’t tell stories, 2020 — Inadelso Cossa, Mozambique (10′)
O termo Karingana refere-se à arte de contar estórias, diz respeito à História oral. Nesta curta metragem, o realizador moçambicano, tem como tema a pós-memória que circula ao longo de gerações, aquela que não foi vivenciada, mas transmitida aos descentes. Refere-se à memória incorporada do trauma que a História escrita não conta.
Assim, a personagem principal deste filme, de volta à sua aldeia natal, procura saber o que aconteceu, mas encontra os habitantes mudos, entorpecidos pelo trauma da guerra, restando-lhe apenas o cinema para lhe dar respostas.
* Sessão com a presença da realizadora Margarida Cardoso
Lucky Star — Cineclube de Braga
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
R. de São Paulo 1, 4700-042 Braga
Bilhetes:
Público em geral: €3
Sócios do Cineclube: Entrada livre
Estudantes e utilizadores da BLCS: €1
Mais informações em facebook.com/cinebraga
