Sonechko, Yak Ty? (Raio de sol, como estás?)

Varvara Uhlik

21 set – 26 out 2024
Galeria do Paço

  • Exposições
  • Fim-de-semana Inaugural
  • Legados do Colonialismo
  • Braga

Curadora: Elina Heikka

Sonechko, Yak Ty? (Raio de sol, como estás?), 2023

Este projeto é uma pesquisa pessoal acerca da identidade de uma mulher moderna que cresceu num ambiente pós-soviético. Nascida em Dnipro, na Ucrânia, apenas cinco anos após a queda da União Soviética, em 1997, sempre me disseram que eu tinha muita sorte por não ter vivido sob o domínio soviético. Lembro-me de ter tido uma infância feliz.

No entanto, quando tinha vinte e poucos anos, senti-me perdida e confusa sobre quem realmente era. Isso levou-me a fazer uma busca por mim mesma, revisitando as minhas memórias de infância e juventude e reavaliando-as como adulta.

Desde 2014, a ocupação russa da Crimeia cortou a minha ligação a um lugar que moldou profundamente a minha identidade. Desde o início da ocupação, o meu único acesso à Crimeia tem sido através de arquivos familiares ou do Google Maps. Na sequência da invasão em grande escala do meu país, o meu acesso a elementos que me são queridos — lugares, coisas ou pessoas — está ainda mais reduzido, limitado apenas ao domínio das minhas memórias.

Hoje em dia, a minha prática artística centra-se na (re)criação de arquivos digitais que exploram coisas que já não são acessíveis na realidade, tais como memórias, lugares e pessoas. Utilizo frequentemente materiais e técnicas analógicos e digitais combinados, como forma de questionar a nossa realidade atual e a crescente influência do ambiente digital.

Os conceitos de “acesso” e “sem acesso” surgem como temas integrais no meu trabalho, ultrapassando as fronteiras geográficas como forma de abordar questões de identidade, cultura, sociedade, o real e o digital. A combinação de metodologias analógicas e digitais nos meus trabalhos serve como exploração visual e como reflexão sobre a impermanência do que nos rodeia e a preservação das memórias coletivas e individuais no nosso mundo. Ao usar a contemplação das minhas próprias experiências, tento estabelecer diálogos sociais mais amplos.

Galeria do Paço – UMinho
Reitoria, Largo do Paço, 4704-553 Braga

Horário:

Terça-feira – sábado
10:00–12:30/14:00–18:30

Domingo e segunda-feira
Encerrado