Legados do Colonialismo

Encontros da Imagem 2024

Curadora: Elina Heikka

Qual é o legado do colonialismo? Como se manifestam atualmente as consequências do colonialismo europeu?

O festival Encontros da Imagem explora os legados do colonialismo numa perspetiva geográfica e historicamente alargada, não se centrando apenas no passado colonial de Portugal e das suas antigas colónias. O festival apresenta fotógrafos de mais de dez países, cada um deles partilhando connosco uma oportunidade de refletir as caraterísticas da expansão imperialista e colonial europeia. O colonialismo tem sido, inegavelmente, uma das forças que definem a história do mundo moderno.

Para vários fotógrafos, os temas dos seus projectos fotográficos surgem da sua própria história familiar e experiência pessoal, enquanto outros abordam a história colonial de uma perspetiva mais ampla, discutindo a história de um país ou nação. Muitos deles utilizam material de arquivo no seu trabalho. A experiência legítima de injustiça histórica é uma força motriz importante para os projectos fotográficos e um nome comum entre os fotógrafos.

Em poucas palavras, o colonialismo refere-se à dominação de uma cultura, sociedade ou nação sobre outra. Através da diversidade de perspectivas introduzidas pelos fotógrafos, o peso do colonialismo torna-se visível e remonta ao passado colonial. O legado do colonialismo ainda vive no nosso meio: nas mentes das pessoas, na vida quotidiana, nas estruturas socioeconómicas da sociedade e, na sua forma mais sombria, nas várias formas de racismo, intolerância e violência.

Sammy Beloji
Ofir Berman
Augusto Brazio
Omar Vitor Diop
Marja Helander
Ayrton Heráclito
Amilton Neves
Varvara Uhlik
Marques Valentim
Margot Wallard
Sofia Yala

© Sammy Baloji