genesis
Génesis é tudo isso: a origem ou criação e, como em todas as criações e também na arte, a génese sucede à destruição. Com cada criação surgem novos significados, outros juízos de valor, outras teorias científicas, novos mitos novos algoritmos e, insidiosamente, velhos erros e revivalismos que atrasam os significados desta comunidade do futuro que, com o seu desleixo e as suas utopias de felicidade não as quis e não as quer perder. Mudanças, deslocações de povos, efeitos de catástrofe ou de perseverança, criação e destruição, - o alfa e o ómega de uma cultura – e que, consensualmente, nos aparecem como a essência das novas artes visuais .
  • Exposições

    Exposições

    Ocupando diversos espaços, nas cidades de Braga, Barcelos, Guimarães e Porto, será mostrado um conjunto diversificado de exposições, individuais e coletivas, umas em resultado do convite feito a diversos artistas, outras selecionadas a partir do Prémio Discovery Awards 2020. 

  • Leitura de Portefólios

    Leitura de Portefólios

    A Leitura Crítica de Portefólios, constitui um momento importante do festival. Através da submissão da candidatura ao prémio Emergentes 2020 - International Photography Award Encontros da Imagem, artistas nacionais e internacionais, tem a possibilidade se selecionados de poder mostrar os seus trabalhos presencialmente, a um conjunto de críticos internacionais. Os vencedores do prémio, resultado da leitura critica de portfólio irão receber prémios monetários e terão também o seu trabalho exposto na edição do ano seguinte do festival.

  • Prémios

    Prémios

    Com o intuito de promover novos artistas nacionais e estrangeiros, o festival tem o prazer de convidar todos os artistas que trabalham com o medium fotográfico, a candidatarem-se ao conjunto de prémios, que este ano serão promovidos e enquadrados no tema "Génesis".
    Os Prémios a lançar serão: Discovery Awards; Emergentes - Prémio Internacional de Fotografia e Photobook Awards.
  • Conferências

    Conferências

    Em colaboração com a Universidade do Minho e com outras escolas de fotografia, serão organizadas conferências e mesas redondas, tendo como ponto de partida a temática proposta pelo festival este ano "Genesis"

  • Residências Artisticas

    Residências Artisticas

    Os Encontros da Imagem sempre tiveram como objetivo principal, construir um espólio de fotografia, que contribuísse para a criação de uma memória coletiva, não só da cidade de Braga, como do processo e evolução da fotografia. Assim, a partir de meados da década de noventa, iniciaram a promoção de Residências Artísticas. Destas residências resultaram trabalhos de fotografia ricos e importantes no registo da cidade de Braga, que passamos a denominar "Memórias da Cidade”. Procurando em 2020, recuperar esta prática de há alguns anos atrás, o festival propõe proporcionar a criação e a produção artística, levando a efeito as Residências Artística, no âmbito das “Memórias de Braga”, inserido na temática deste ano “Génesis".

  • Projeções Fotográficas

    Projeções Fotográficas

    No âmbito da sua programação, o festival irá promover diversos momento de Projeções Fotográficas em espaços públicos e privados em Braga. 

  • Mostra de Livros de Fotografia

    Mostra de Livros de Fotografia

    O festival acredita na importância do livro de fotografia como um grande contributo para a evolução da história da narrativa fotográfica e parte importante do processo fotográfico contemporâneo. Neste sentido serão promovidas exposições de livros de fotografia em parceria com instituições e festivais internacionais. 

  • Ciclo de Cinema

    Ciclo de Cinema

    No âmbito da sua programação, o festival irá promover um ciclo de cinema – com a projeção de filmes, tendo como referência a temática "Genesis".

  • Serviço Educativo

    Serviço Educativo

    Desde a sua fundação, que o festival têm como principal preocupação o carácter pedagógico e formativo, bem como, o incentivo à criação de novos públicos. Daí a organização de um serviço educativo, distribuído por duas grandes áreas: Visitas Guiadas; Oficinas para jovens em idade escolar, distribuídos por grupos etários.