Oficinas “Génesis da Imagem”


26 Set 2020 > 30 Out 2020
Varias

Oficinas “Génesis da Imagem” (Online)

Em menos de 2 séculos a fotografia tornou-se o mais disseminado de todos os meios visuais. Desde a sua origem com Niépce e Daguerre em França e Talbot no Reino Unido, biliões de fotografias foram tiradas, reproduzidas e distribuidas. A sua utilização é abrangente, vai da ilustração científica à expressão individual.

Com a tecnologia digital, o ritmo de crescimento tornou-se ainda mais rápido, prevendo-se que em 2020 sejam capturadas mais de 1,4 biliões de fotos em todo o mundo. Se uma pessoa tirasse uma foto por segundo, demoraria cerca de 45000 anos a tirar este número de imagens.

A fotografia surge como uma necessidade e uma inevitabilidade. A procura da semelhança na produção de imagens foi sempre uma ambição dos artistas até ao final do século XIX, pelo que foram introduzidos conceitos e técnicas de perspectiva, silhuetas, fisionotraço, câmara obscura e câmara lúcida. Os rápidos e vastos avanços tecnológicos da revolução industrial levam a que os vários elementos que compõem a formação da imagem fotográfica se reúnam para finalmente as imagens se formem sem o auxilio do lápis do artista.

Na edição de 2020 dos Encontros da Imagem, subordinada ao tema Génesis, propomo-nos evidenciar esses componentes que concorrem para a génese da própria fotografia: o contexto histórico em que a descoberta ocorre e por outro lado as componentes técnicas que foram necessárias dominar e combinar para a concretização dessa imagem tão ambicionada: as características da luz, dos materiais fotossensíveis, os fundamentos de construção de uma câmara fotográfica e de revelação e fixação das suas imagens.O contexto atual ele próprio marca o nascimento de uma nova realidade com a qual temos que saber lidar, pelo que as várias iniciativas de serviço educativo irão privilegiar os meios de comunicação remoto. E se por um lado vamos sentir a falta da proximidade a que nos habituamos com os participantes das sessões, por outro lado irá promover um maior alcance e possibilitar a interação com participantes que de outra forma não poderiam participar dada a distância a que se encontram.

Os workshops contarão com componentes teóricas e práticas. Para componente mais prática serão enviados aos participantes kits com o material essencial para o desenvolvimento das actividades. Os participantes deverão inscrever-se e após o pagamento da inscrição no valor de 20€, receberão em casa o kit que será utilizado em cada uma das sessões.

Assim irão realizar-se 5 sessões:

1ª Sessão “ A Luz / Cor”  - 26 de Setembro

Fotografia significa desenhar (grafia) com luz (foto), pelo que sem a luz não podemos registar uma imagem fotográfica. Nesta atividade vamos descobrir de que componentes se constitui a luz e como é possível projetar uma imagem a fim de ser registada.

 

2ª Sessão “Materiais Fotossensíveis” - 3 de Outubro

Uma vez dominada a luz, é necessário registá-la, pelo que vamos contactar com a tela do fotógrafo: o papel fotográfico. Um papel revestido a sais de prata, sensível à luz. Iremos colocar objetos em cima do papel e expô-lo à luz e observar o que acontece.

 

3ª Sessão “Cianotípia” - 17 de Outubro

Desta feita vamos criar o nosso próprio material fotossensível recorrendo à fórmula de John Herschel. Faremos o preparado fotossensivel, emulsionaremos o nosso papel para de seguida registarmos a nossas próprias imagens fotográficas.

 

4ª Sessão “Pintar com Luz” - 24 de Outubro

Recorrendo a fotografia de longa exposição vamos registar traços de luz.

 

5ª Sessão“Construção de Câmara Fotógrafica (Pinhole)” - 31 de Outubro

Onde toda a magia acontece! Já entendemos algumas das características da luz e descobrimos que existem materiais que lhe são sensíveis. Vamos então construir a nossa própria máquina fotográfica.

 

Detalhes:

Local: Online aos Sábados das 14h30 às 18h00

Formador: PAVAC - Passos Audiovisuais, Associação Cultural
Preço total das oficinas: 20€ 

Para famílias com crianças dos 6 aos 14 anos | Limitado a 20 crianças + acompanhante

Inscrições através do email: servicoeducativo@encontrosdaimagem.com
+ info: www.encontrosdaimagem.com