"; logo for ReGenesisReGenesisReGenesisReGenesis

ReGenesis

Gonçalo Delgado

Exposições
11 Set 2020 > 31 Out 2020
Casa dos Crivos

A luta é desigual. Entre a 1ª linha e os primeiros infetados, a tensão vibra no olhar vazio de quem roga à praga. Respiramos, colmatando a incerteza do amanhã, entre máscaras - que não são mais que um placebo dos tempos modernos. Flamejamos onde o último vislumbre não nos foi permitido, entre medidas de proteção incoerentes e moratórias desajustadas. A saudade mata num confinamento que destrói os cânones mais básicos da sociedade e interligação pessoal. Damos por nós a sentir falta do abraço que não chegou, do sorriso que não vemos, tapado pela incerteza que amanhã será melhor. Renasceremos assim pela dedicação e amor daqueles que deram tudo por cintilar um amanhã, pela vida, por nós.

  • Gonçalo Delgado

    Gonçalo Delgado é um Fotojornalista nascido em Braga. Proveniente de uma família com uma forte tradição de Fotografia Fotojornalismo, não foi de estranhar que desde cedo enveredasse profissionalmente por esta via. Além das formações constantes com os “melhores professores da sua vida” em casa, acabou também por estudar fotografia no IPF - Porto (Instituto Português de Fotografia). Divide seu tempo entre Projectos Documentais e Notícias.

    Em 2016 fundou a Low Light Press, agência de fotografia e vídeo documental que tem como objectivo representar Projectos Documentais da sua autoria, bem como outros Fotojornalistas Portugueses na imprensa nacional e internacional.

    No passado, foi Fotojornalista Staff da WAPA; colaborador da Corbis Images (UK) e colabora com as agências Global Imagene, Lusa e EPA - European Pressphoto Agency. Publicou nacionalmente em todos os órgãos de comunicação social nacionais de maior relevância. Foi um dos fotógrafos oficiais de Braga: Capital Europeia da Juventude 2012 e também colaborador de Guimarães: Capital Europeia Cultura 2012; Desde 2011 que se concentra em projectos a longo termo e Fotojornalismo Documental na Europa, desenvolvendo temas relacionados com a condição humana, mas não exclusivamente. Conta com trabalho publicado em alguns dos mais reputados órgãos de comunicação social internacionais, dos quais se destacam : Wall Street Journal (EUA);Telegraph (UK);The Guardian (UK); Seattle Times (EUA); El Pais (ES);Sunday Times (EUA); Internazionale (IT); La Republica (IT); NBC(EUA);Kurier (AUS); Die Zeit (DE);Focus (DE), entre outros. Gonçalo Delgado é o Embaixador Português para Fotografia da Sony Alpha

    (Sony Imaging Ambassador)

    Foi em 2013 distinguido pelo Nikon International Photo Contest como 3o classificado;
    Em 2015 pelo Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem como 2o classificado na categoria de desporto com a reportagem “ Evolução Multifacetada do Ser Humano (Multifaceted Human Evolution) e, posteriormente em 2016 distinguido como 1o classificado na categoria de Vida Quotidiana, com a reportagem “ O Inverno é Uma Casa às Costas (Winter Nomadism)”. Foi também distinguido pelo Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem em 2017 com uma Menção Honrosa na categoria de Ambiente com o Projecto "Inferno". Foi em 2018 distinguido pelo Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem na categoria de Artes e Espetáculos(1° classsificado) com o projecto que desenvolve há 14 anos sobre a Semana Santa de Braga. Foi ainda no mesmo ano bolseiro do Prémio Internacional de Fotojornalismo para desenvolver o projecto “O Que a terra nos dá”, uma narrativa visual que retrata a vida de quem subsiste do que cultiva na zona do Minho.

    Conta com dezenas de exposições em território nacional e internacional, onde se destaca a Ásia, em Pequim, Tóquio, Osaka e Shangai, bem como imagens em colecções privadas e espólio histórico para o Município de Braga.

    Ao longo dos anos tem vindo a leccionar inúmeros Workshops de Fotografia e Fotojornalismo, onde se destacam os workshops em nome individual sobre Narrativas Visuais e também como professor de Fotojornalismo do Mestrado de Comunicação Social da Universidade Do Minho