"; logo for Plein SoleilPlein SoleilPlein Soleil

Plein Soleil

Anais Boileau

Exposições
14 Set 2019 > 27 Out 2019
Nova Galeria do Largo do Paço

O meu trabalho «Plein Soleil» é acerca de uma espécie de comunidade constituída por mulheres que se bronzeiam ao sol. Estas são mulheres de pele dourada que se expõem sob o omnipresente sol. Elas permanecem ao longo da costa das cidades litorais marcadas por uma arquitetura latina, brilhante e colorida. Existe um jogo de temporalidade entre as mulheres e a arquitetura, pois ambas posam de igual forma para o sol. Estes retratos representam uma espécie de ociosidade feliz que existe no sul.

Eu fotografei a minha mãe e as suas amigas, e tentei criar uma aparência um pouco divertida e carinhosa naquelas mulheres como se estivesse a jogar com elas um jogo sobre a sua imagem.  Perdidas atrás dos seus óculos escuros, e acessórios, as mulheres estão distantes, pensativas, como que absorvidas pelo sol. Nós nunca vemos os seus olhos porque estão tapados pelos óculos de solário e isso torna-as impessoais. Flutuando entre o documentário e a ficção, os retratos desta comunidade matriarcal revelam um desejo de exotismo.

Anais Boileau

  • Anais Boileau

    França

    Anais Boileau trabalha e vive no sul de França.
    Ela completou os estudos de fotografia e comunicação visual na ECAL, escola de artes de Lausanne. Desde 2012 que trabalha com o fotógrafi Charles Freger e em 2014 fez uma residência no Hong Kong Design Institute. O seu trabalho já fez parte de várias exposições coletiva. Em 2015, o seu trabalho Plein Soleil fez parte da exposição black Mirror em Nova Iorque, organizada pela Aperture Foundation, e foi também apresentado no Katmandu Photo Festival no Nepal. Plein Soleil foi selecionada para a projeção Boutographies 2016 e foi um dos dez finalistas apresentado na 31ª edição do International Fashion and Photography Festival em Hyères, Anais também recebeu o prémio do publico e uma bolsa da Elie Saab.