"; logo for Quem é Muu? Quem é Muu? Quem é Muu? Quem é Muu?

Quem é Muu?

Fátima Carvalho

Exposições
13 Set 2019 > 27 Out 2019
Museu D. Diogo de Sousa

“-  Muu é a potência responsável pela  formação do Feto – Pelo Nascimento.  
No ritual dos Cuna, índios nativos do Panamá, O objetivo do canto de Muu é ajudar um parto difícil. Basicamente o ritual consiste num longo canto, desordenado, que descreve uma luta mística entre o xamã e os seus aliados espirituais para resgatar a “alma” da grávida, das garras do espírito responsável pela gestação.”
Ana Maria

Fotografia de performance de Ana Maria Pintora, pinturas projetadas no corpo da artista.

  • Fátima Carvalho

    Portugal

    Fátima nasceu em Salto, Montalegre em 1954. Frequentou o curso de Educadora de Infância na Escola Paula Fracinette e virá a terminar o Bacharelato na Escola Popular em 1976. Dedica-se á fotografia desde a década de 90. Frequentou um curso de revelação de fotografia analógica na Cooperativa Árvore e participou em diversas formações, nomeadamente ´Como fotografar Obras de Arte ´ em Serralves e Workshop de Retrato com Alfredo Cunha. Já teve exposições individuais no Centro de Fotografia Georges Dussaud, Bragança (2018), na Galeria Olga Santos, Porto (2018), no Centro Português de Fotografia, Porto (2017) na Centésima Página, Braga (2016) entre outras. O seu trabalho já fez parte de diversas exposições coletivas : 3º Bienal Internacional de Gaia, Casa dos Crivos no Polo de Braga(2019), Homenagem a D. Antonio Francisco dos Santos na Messericórdia Cinfães (2018),
    Bienal Internacional de Arte de Cerveira e Mater Dei, Mater Ecclesiae – Bienal Internacional de Arte de Gaia (2017), entre outras.Da sua relação de amizade com vários Artistas, nomeadamente o Poeta Eugénio de Andrade e o Pintor Júlio Resende, guarda em arquivo inúmeras fotografias.
    Na década de 90 trabalhou na produção de vários programas para televisão na Produtora Miragem ( Claxon, Vitaminas, Vamos ao Circo , Mapa Cor de Rock ... )
    Desde 1999 que colabora com Associação A Casa do Caminho ( crianças em risco) Com vista a promover e divulgar a Arte, sensibilizando as crianças para diversas áreas artísticas, e ao mesmo tempo promove atividades de caráter pedagógico.