"; logo for Anna Fox - Resort 1Anna Fox - Resort 1Anna Fox - Resort 1Anna Fox - Resort 1

Anna Fox - Resort 1

Anna Fox

Exposições
13 Set 2019 > 27 Out 2019
IPCI - Instituto de Produção Cultural e Imagem

Resort 1 é uma série de fotografias a cores, muito saturadas, representando a minha visão do aspecto contemporâneo de Butlin, um campo de férias Inglês, muito típico, situado em Bognor Regis. Por observação e registo das evoluções mais recentes do campo, este trabalho analisa as novas formas de proporcionar um ambiente de lazer para consumo público. Anteriormente um homem do circo, Billy Butlin abriu o primeiro campo de férias Butlin em meados dos anos 30 do século passado. Este foi desenhado de modo a oferecer férias divertidas e a um preço acessível a famílias inglesas comuns. A marca tornou-se incrivelmente popular e, em meados dos anos 60, já se tinha expandido a mais nove locais no Reino Unido. Posteriormente, nos anos 70 e 80, quando pacotes de férias baratos se tornam disponíveis – para a europa e por vezes mais longe – a marca Butlin começou a decair e sete campos foram fechados definitivamente, Os três campos restantes, em Bognor Regis, Minehead e Skegness são hoje propriedade da Bourne Leisure que reinventou a marca Butlin como nova experiência de férias, oferecendo não só pausas para famílias, como, separadamente, fins de semana só para adultos. As fotografias para Resort 1 foram feitas entre 2009 e 2011 e têm como objetivo registrar e comentar o novo conceito da experiência de Butlin para famílias.

  • Anna Fox

    Anna Fox, nasceu em 1961 em Inglaterra. Em 1986 completou a licenciatura em Estudos Audio Visuais no The Surrey Institute em Farnham, UK. Anna trabalha na área da fotografia e vídeo há mais de vinte anos. Influenciada pela a tradição documental britânica e pela fotografia a cores americana o seu primeiro trabalho Workstations (publicado e exposto pela Camerawork, London 1988) abordou a cultura de trabalho em escritório no período Thatcher. O seu trabalho seguinte  - Friendly Fire – sobre paintball (jogos de guerra ao fim-de-semana) fez parte da exposição Warworks no Victoria & Albert Museu, no Instituto de Fotografia na Holanda e no Museu de Fotografia Contemporânea no Canada.

    Anna teve exposições individuais na The Photographer’s Gallery em Londres e no Museu de Fotografia Contemporânea em Chicago. O seu trabalho foi incluído em exposições coletivas internacionais tais como - Through the Looking Glass, Centre of the Creative Universe: Liverpool and the Avant-garde e How We Are: Photographing Britain amongst others.

    O seu trabalho foi publicado em diversas monografias, recentemente Anna teve um livro publicado – Anna Fox Photographs 1983 – 2007 editado por Val Williams e publicado por Photoworks em 2017. Recentemente Anna teve uma exposição a solo “Cockroach Diary and Other Stories” com curadoria da Anne McNeill e com tour pela Impressions Gallery.

    Anna Fox é professora de Fotografia na Universidade de Creative Arts em Farnham.